54.º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

By | 2 de Maio de 2017

Entre o III e IV Domingo de Páscoa decorre em toda a Igreja a Semana de Oração pelas Vocações. Para ela escreveu o Santo Padre uma mensagem, que pode ser lida na página da Santa Sé.

Detém-se o Papa particularmente na dimensão missionária da vocação cristã que, diz ele, “quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade”.

Estamos perante um imperativo comum a todos os baptizados, o qual não nos deixa também de questionar sobre o dom da vida de especial consagração na Igreja, tanto no sacerdócio ministerial como nas outras múltiplas entregas consagradas a testemunhar e a servir o Reino de Deus.

Queres dar-te a Deus? É a interpelação que, entre nós, nos é feita este ano. Os pais já fizeram esta pergunta aos seus filhos? E os catequistas aos seus catequizandos? E os adolescentes e jovens a si próprios?

Diz-nos o Salmo 94 “hoje, se ouvirdes a voz do Senhor não fecheis os vossos corações”. Não adiemos a resposta. O que estamos a fazer às nossas vidas? Que vida nos pede o Senhor?

Deixamo-vos esta oração, para que, com Maria e por Maria aprendamos a responder à vontade de Deus:

Maria Santíssima,

Mãe do nosso Salvador,

Tu que tiveste a coragem

de abraçar o sonho de Deus,

pondo a tua juventude

e o teu entusiasmo nas mãos d’Ele;

intercede por nós ao Pai,

por teu Filho Jesus Cristo,

para que sejamos

impelidos pelo Espírito Santo para a missão,

com a mesma abertura do teu coração,

e a prontidão em dizer o nosso «Eis-me aqui»,

ao chamamento e à alegria

de nos pormos a caminho como Tu,

para O anunciar ao mundo inteiro.

Amen.