Um novo “salto” pastoral

Apraz-nos abrir a presença da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, da Sé de Faro, na Internet, através deste website.

O recurso às novas tecnologias é um louvor à sabedoria divina que, como em tantos outros múltiplos e impensáveis percursos científicos e tecnológicos, tem vindo a oferecer à humanidade inesgotáveis ajudas no vislumbrar dos novos horizontes das promessas de Deus.

Neste caso, estamos no âmbito da Comunicação, realidade que é dimensão intrínseca ao desígnio divino: Deus comunicou-se, Deus revelou-se. Entrou nas nossas vidas para fazer comunhão connosco e estreitar a nossa comunhão de uns com os outros. Comunicar é, pois, fazer comunhão e fazer comunhão é comunicar.

A Igreja, nascida deste projeto divino e fiel às suas próprias raízes, vai cumprindo e atualizando no mundo esta profunda aspiração inata ao ser humano: possibilitar uma “verdadeira comunicação interpessoal em que os interlocutores não sejam duas identidades ‘irreais’, mas sim pessoas a olharem-se cara a cara, a experimentarem a emoção da alegria e até do embaraço, num franco aperto de mão ou num abraço, a ponto de terem coragem de pedir perdão e de manifestarem compreensão reciproca” (cf. Dario Viganó, Departamento para as Comunicações Sociais da Arquidiocese de Milão).

Comunicação poderia muito bem ser, assim, um dos nomes novos da caridade e do amor. Possa este espaço de encontro contribuir para isso.

Uma saudação a todos quantos nos visitam e um especial agradecimento a quem se disponibilizou para levar por diante e nos acompanha neste “novo salto” pastoral.

A equipa Pastoral

Cónego José Pedro de Jesus Martins (Pároco)

Pe. José Manuel Nunes Chula (Vigário Paroquial)