Coro Eucaristia das 18h00

O Grupo de animação da liturgia das 18h00 de Sábado é um Grupo de animação e serviço, e de afectos.

De missão e serviço porque alguns dos elementos da comunidade (adolescentes, jovens e adultos), entendem que possuindo o dom do canto e da execução instrumental, devem participar na animação da liturgia.

De afectos porque aí acontece o espírito de colaboração, de identidade de grupo e de Fé que canta e toca. Ali, cada um sente reconhecidas as suas capacidades. Ali, se geram amizades e se conhecem os rostos uns dos outros. Ali se juntam para fazer o que gostam.

Um aspecto curioso deste Grupo é o de nele participar um extenso nível etário, o qual vai dos mais ou menos 12 aos 60 e tais anos.

O Grupo também incorpora os Salmistas, mas é aqui que surgem algumas dificuldades porque quando atingem uma maior maturidade vocal e de sensibilidade afectiva/religiosa, é o momento de se ausentarem para a Universidade, nem sempre cursada nesta cidade.

O Grupo vai-se assim construindo pelos que chegam e depois partem, mas alicerçado nuns poucos que lhe dão uma referência de estabilidade.

O reportório musical usado é “aprendido de ouvido” e assim vai sendo testemunhado. Procura ser alegre e convidativo, como se impõe pela jovem e significativa parte da assembleia, buscando a possível aproximação ao tempo litúrgico. Não é polifónico, canta-se a uma só voz, mas os cantores introduzem-lhe trejeitos vocais harmónicos que os embelezam. De muito poucas músicas possuímos as suas pautas. Pela repetição se vão fixando e isso também se reflecte na comunidade. A nossa, canta.

Caso queira fazer parte deste grupo, basta ir ao encontro de Vasco Vaz Velho, depois da Eucaristia das 18h00 de Sábado, na Sé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *