Coro Litúrgico

O Coro Litúrgico ou Coro da Sé (Faro), como normalmente se designa, tem uma actividade regular desde há muitos anos. O serviço que presta na comunidade cristã pode dividir-se em três vertentes: as celebrações litúrgicas dominicais (missa das 12 horas), as celebrações diocesanas realizadas na Catedral de Faro (presididas pelo Bispo) e outras celebrações, como é o caso de festividades não coincidentes com os domingos ou de algumas ordenações diaconais e presbiterais realizadas noutras localidades.

O Coro da Sé realiza os seus ensaios às quartas-feiras pelas 21 horas, com duração máxima de hora e meia, a fim de preparar os cânticos para as missas dominicais. Todavia, próximo de outros momentos litúrgicos marcantes na vida da Igreja, são agendados ensaios suplementares, destinados à aprendizagem ou ao aperfeiçoamento das respetivas obras musicais.

O Coro interpreta diversas peças litúrgicas, monódicas e polifónicas, e privilegia uma estética expressiva que enfatiza a Palavra cantada. Para apoiar o canto é normalmente utilizado o órgão de tubos, regularmente o órgão positivo situado no piso térreo e, em ocasiões mais solenes, o órgão fixo no coro alto.

559718_358335707536472_1580920158_n