Baptismo

O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito(«vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra».

Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele  como «nova criatura».

(in Catecismo da Igreja Católica)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

CRIANÇAS

Se deseja baptizar a sua criança à luz da Igreja de Cristo deverá:

Agendar a data, junto dos Párocos, com 4 meses de antecedência (horário de atendimento aqui);

– Realizar 3 encontros preparatórios;

– Realizar um encontro prático.

•  Pode consultar o Ritual da Celebração do Baptismo das Crianças AQUI

ADULTOS

Se deseja receber o Sacramento do Baptismo deve frequentar a Catequese de Adultos (mais informações aqui)